INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656

Please reload

REGISTROS DO FOTÓGRAFO DE FREUD

16/05/2019

O FOTÓGRAFO DE SIGMUND FREUD

 

O livro "Berggasse 19", reúne retratos da intimidade de Freud, como uma crônica de seu cotidiano.

 

Em 1938, dois meses após a ocupação nazista, a pedido de um colega de Freud, o fotógrafo Edmund Engelman, tirou por volta de 150 fotos do consultório de Freud, dos familiares e de outras dependências da residência em "Berggasse 19", Vienna. (Berggasse 19, o local da casa onde viveu e trabalhou, por 47 anos, Sigmund Freud, o Pai da Psicanálise).

 

Somente com o uso de luz natural, que foi usada para evitar chamar a atenção da Gestapo, ao longo de vários dias em maio de 1938, o jovem e talentoso fotógrafo, imortalizou a casa e os escritórios de Sigmund Freud em uma série de imagens do ambiente em que Freud viveu e trabalhou ao longo de quase toda a sua carreira e prática clínica de descoberta e construção do "ethos" psicanalítico. 

As fotografias fazem parte de um livro que também contém as memórias de Engelman. O que de início, era pra ser apenas um registro visual dos locais que seria deixada para trás por conta da ocupação nazista, tornou-se o principal arquivo documental da vida do que veio a ser o grande mestre, e um dos maiores pensadores de todos os tempos. A psicanálise que até então era vista como uma ciência renegada pela cultura vitoriana, foi disseminada a partir da metade do séc XX, como já havia previsto Freud, golpeou o narcisismo da modernidade, impondo o seu lugar de reflexão nas ciências humanas de forma densa e decisiva.

As fotografia feitas por Edmund, carregam a tensão promissora da grande descoberta em seu ambiente inicial. Trazem também um gosto de incerteza e uma visão sombria, onde Freud após anos de experiências analíticas ouvindo as dores, angústias, fantasias e desejos no mais íntimo do humano, lutava contra um câncer, e via sua vida se desfazer pelos dias que seguiam à sua frente.

Abaixo uma foto de seu divã, hoje no "Museu Freud" em Londres.

Publicado originalmente por: Obvious Magazine

>http://lounge.obviousmag.org/embriaguez_artistica/2012/05/o-fotografo-de-sigmund-freud.html

 

 

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo