INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656

Please reload

AMBIENTES BARULHENTOS TAMBÉM SERVEM PARA MEDITAR

07/05/2019

Meditando em um ambiente barulhento: O que você resiste, persiste

 

Se ruídos incomodam, distraem, irritam e aborrecem quando você está meditando, acredite, você não está sozinho(a) nessa situação. Mesmo entre os que praticam meditação há bastante tempo, os ruídos ainda podem ser uma fonte de grande incômodo. Tenham eles causa externa, oriundos do ambiente em que o meditante se encontra, tenham eles causa interna, sendo originados na própria mente do meditante durante o decorrer da prática. Por isso, listamos algumas dicas que podem ajudar a lidar melhor com essa situação.

 

Lidando com os ruídos externos

Pode ser uma multidão de pessoas que não param de rir ou falar, ou uma festa com música alta que acontece no andar de baixo, ou um bebê chorando e gritando no colo de um dos pais sentados próximos à você em um avião, algumas vezes, parece que lugares tranquilos para meditar são pouquíssimos e estão bem distantes. Entretanto, uma importante habilidade para a meditação é a capacidade de se aprofundar em si mesmo(a), indiferente de todo som exterior, mesmo que desagradável.

 

#1 - Reconheça os ruídos e pare de combatê-los

Gurudev Sri Sri Ravi Shankar, um líder em meditação e filosofia, costuma citar: "O que você resiste, persiste!". Em outras palavras,quanto mais você luta contra os ruídos e tenta afastá-los, mais eles incomodarão.

Então o que fazer? Torne-se consciente dos ruídos e os reconheça. Gradualmente, leve sua atenção até o ambiente barulhento, observe cada som, e então retorne a sua respiração. Isto traz sua mente para o momento presente e ajuda você a se acalmar. Logo chega o momento que você transcende qualquer ruído, e isso para de lhe incomodar.

#2 - Utilize fones de ouvidos

Se você é um iniciante na prática de meditação e acha difícil fazer o descrito anteriormente, um truque que pode funcionar para você é simplesmente utilizar fones de ouvidos e executar uma meditação guiada em seu aparelho de celular ou computador.

 

Lidando com ruídos dentro da sua mente

Se você tem muitos pensamentos durante a meditação, as dicas listadas a seguir, podem lhe ajudar a desligar a incessante conversa mental e com isso, meditar tranquilamente.

 

#1 Exercícios físicos

Fazer um pouco de exercício físico, como posturas de yoga, ajudará a liberar a inquietação no seu corpo e mente. Movimentos e alongamentos trazem quietude ao corpo e silenciam a mente.

Fazer uns poucos minutos de pranayama também podem trazer ainda mais efeitos positivos e relaxantes.

 

#2 O que você come

Enquanto podemos estar desejando controlar mais a nossa mente através de nossos pensamentos, geralmente, a nossa mente possui uma "mente própria" que costuma ser influenciada por diversos fatores, incluindo a alimentação. A relação entre nutrição e como a mente responde às práticas de meditação torna-se óbvia quanto mais você observa suas experiências. Estudos científicos também têm explorado estas ligações. Ter uma dieta vegetariana, cheia de vegetais verdes, frutas, feijões e grãos trarão melhores sensações em relação ao processo meditativo e a prática regular de meditação, que por conseguinte, também ajudarão a fazer escolhas mais saudáveis na sua dieta.

#3 Não lute contra o diálogo incessante

Mais uma vez, o principal é aceitar. Normalmente quando nossa mente é lotada de pensamentos, ou nós tentamos resistir a eles, ou então entramos em uma constante discussão com nós mesmos, julgando quais pensamentos são bons e quais não são. Resistir e avaliar pensamentos não ajuda, porque isso só os faz continuar retornando (“o que você resiste, persiste!”).

Mas quando aceitamos os pensamentos como eles vêm, nós transcendemos e vamos além deles, chegando em um estado da mente conhecido como "testemunha da consciência". Ao percebermos tudo que está acontecendo na mente, nós nos mantemos no momento presente e isso nos ajuda a acalmar.

 

Siga a COA!

Então, o segredo em três palavras é "Conscientização, Observação e Aceitação". Se você for capaz disto, transcenderá e emergirá com um inabalável sorriso.

Além de todas as técnicas descritas acima, ao invés de continuar a lutar inutilmente contra os ruídos, experimente a profundidade fazendo uma meditação guiada online. Você pode também aprender a meditar juntando-se ao Curso de Meditação Sahaj Samadhi mais próximo de você.

 

Por Elizabeth Herman, Texto inspirado nas sábias palestras de Gurudev Sri Sri Ravi Shankar

 

Publicado originalmente por: Arte de Viver> https://www.artofliving.org/br-pt/meditando-em-um-ambiente-barulhento-o-que-voce-resiste-persiste

 

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo