Please reload

PSICANÁLISE: MAIS DO QUE UM MÉTODO DE TRATAMENTO

 

A psicanálise foi um grande sucesso cultural. Freud foi um dos nominados pela revista Time como pensador e o escritor do século 20.

 

A psicanálise muitas vezes é vista somente como um método de tratamento clínico, para um conjunto de psicopatologias. Ela encontra na clínica, a sua matriz de intervenção e sua matriz teórica. O conjunto conceitual da psicanálise, nasceu na clínica.

 

No entanto Freud, foi bastante ambicioso e buscou que a psicanálise fosse mais do que um método de tratamento.

 

Aqui, podemos identificar quatro vertentes no processo de desenvolvimento de seu campo, sendo elas:

 

[1º vertente] A psicanálise se constituiu a partir da clínica em um conjunto meta psicológico, ou seja, no conjunto geral da teoria psicanalítica sobre a mente;

[2º vertente] Constituiu-se como uma teoria do desenvolvimento, em outras palavras, uma teoria de como nos tornamos humanos;

[3º vertente] Em seguida, ela se constituiu como uma teoria psicopatológica, abordando o conjunto das psicopatologias e suas configurações;

[4º vertente] Por fim, ela se constituiu como uma teoria do processo psicanalítico, uma teoria da clínica.

 

Essas quatro vertentes constituem a psicanálise enquanto disciplina. No entanto não só isso a resume.

 

Sendo algo que explora, o que temos de mais complexo nesse mundo, a atividade psíquica humana, o espírito humano, o psiquismo, a alma ou como o queiram chamar (houve várias denominações ao longo da história). Obviamente, tema bastante atraente e de interesse de pessoas as mais diversas, muitas delas, absolutamente, brilhantes. Escritores, artistas, críticos, filósofos, literatos, enfim, gente do mundo da cultura ao longo do tempo.

 

 

 

Fundamentalmente, a psicanálise teve início na Europa, depois nos Estados Unidos, em seguida na américa do sul. Ela se tornou, o que podemos chamar, um dado importantíssimo de cultura, passou a ser um artefato de cultura interessante para muitas pessoas, mesmo que essas não tivessem em nenhum momento abrigado o desejo de se tornarem psicanalistas. Mas fizeram uso dela por várias vertentes, para abordar uma série de problemas presentes e recorrentes no mundo humano.

 

Nos dias de hoje, por exemplo, você não passa uma semana sem ver um analista falando na televisão, ou escrevendo em alguma revista ou jornal. Você vai a uma boa livraria e vê estantes imensas de bibliografia psicanalítica. O campo editorial da psicanálise no brasil explodiu, é gigantesco.

 

A psicanálise se tornou um movimento de caráter mundial (entenda-se mundial dentro do mundo livre). A psicanálise jamais floresceu em regimes ditatoriais ou em regimes totalitários, ela simplesmente morreu onde isso aconteceu.

 

Por exemplo na Rússia sob o regime bolchevique, e na Alemanha sob o regime nazista de Hitler, ela, simplesmente, veio a falecer. Hoje a psicanálise se recuperou, existem núcleos na Rússia e núcleos ainda mais fortes na Alemanha.

 

*A psicanálise jamais floresceu, acho importante frisar isso para você, sobre regimes ditatoriais e totalitários, porque ela tem como premissa a liberdade de pensamento.

 

 

Já pensou em ser Psicanalista? 

O período de Pré-matrícula para o Curso de Formação Psicanalítica esta aberto.

Clique aqui e faça sua Pré-matrícula!

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656