Please reload

DICAS DE ESCRITA CIENTÍFICA PARA SEU TCC, MONOGRAFIA E ARTIGO

26/02/2019

ESCRITA CIENTÍFICA: DICAS PARA ESCREVER SEU TCC, ARTIGO OU MONOGRAFIA

A produção de um trabalho científico para muitos alunos é um desafio assustador: normas para seguir, rigor da linguagem, discussão teórica, definição metodológica, apresentação de novas ideias, conceitos ou interpretações…

Vamos ajudar nessa tarefa, apresentando dicas desde a escolha do tema até a elaboração final do trabalho. O artigo científico é uma produção textual feita a partir de uma pesquisa científica que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados em diversas áreas.  Trata-se de um texto objetivo e claro, com uma linguagem explicativa, de caráter formal e que seja compreendida por qualquer membro do grupo ao qual se destina. Não há um número de páginas mínimo ou máximo para um trabalho científico, compete a seu orientador lhe esclarecer qual é o padrão na instituição que você se vincula. Como referência geral, pode-se dizer que um artigo científico tem entre 8 e 15 páginas, um TCC entre 30 e 45 páginas, uma monografia de mestrado por volta de 150 páginas.

 

Como escolher o tema?

A pesquisa científica exige atenção e dedicação e vai tomar quase todo seu tempo (inclusive finais de semana e feriados!). É, também, um trabalho solitário, talvez você só tenha seu orientador para compartilhar suas ideias, avanços e recuos. Então, escolha um tema que você goste, que tenha afinidade com ele. Considere duas coisas essenciais para definir seu tema: 1) a proximidade que você tem com ele, isto é, seu conhecimento prévio a respeito; 2) o acesso a fontes e materiais para desenvolver o tema inclusive se você domina o(s) idioma(s) da bibliografia e das fontes.

As leituras iniciais  

Escolhido o tema, o passo seguinte, é começar as leituras. Nessa fase, são leituras amplas , ainda não detalhadas nem profundadas que servem para lhe mostrar o cenário teórico que você vai lidar, uma espécie de aquecimento intelectual. Leia e releia tudo o que puder reunir e esteja vinculado ao tema escolhido. Abra uma pasta, no computador, de “leituras preliminares”: transcreva frases ou parágrafos que lhe pareçam importantes ou inspiradores, indique os créditos completos dessas leituras (autor, título, tradução, edição, cidade, editora, ano e página). Acredite: esse cuidado inicial vai lhe poupar um tempo enorme no final de seu trabalho.

 

O objetivo do trabalho

Feitas as leituras gerais, comece a pensar no problema da pesquisa, isto é, a pergunta que vai nortear e organizar toda sua pesquisa. Essa pergunta é fundamental para elaborar o artigo acadêmico pois é ela que define o objetivo da pesquisa ou artigo. O problema da pesquisa aparece no resumo e na introdução do artigo sob a seguinte forma: “este artigo tem por finalidade apresentar/ comparar / descrever tal coisa”, ou “o presente artigo tem por objetivo discutir / compreender / identificar tal coisa”. O verbo no infinitivo indica qual é a ação empreendida na pesquisa.

Publicado originalmente por: Ensinar História> https://ensinarhistoriajoelza.com.br/escrita-cientifica-dicas-para-escrever-seu-tcc-artigo-ou-monografia/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues

 

Curso de Escrita Científica: passo a passo para elaborar seu artigo científico

Segunda-feira: 19h às 21h

Informações>www.institutoesfera.org/escrita-cientifica

 

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656