Please reload

10 MESTRES QUE INFLUENCIARAM A PRÁTICA DE YOGA NO OCIDENTE

10/01/2019

Que tal saber um pouco mais sobre algumas das pessoas que influenciaram a prática de Yoga no Ocidente?

A seguir você encontra 10 mestres que foram e ainda são referência em Yoga.

 

OS 10+ INFLUENTES MESTRES DE YOGA NO OCIDENTE

 

A prática física e espiritual da yoga está presente no ocidente graças a mestres que aprofundaram no tema. Aqui os 10 ícones mais notáveis da Yoga, embaixadores desta filosofia e encarregados de trazê-la ao nosso dia a dia.

 

#1 – Sharon Gannon & David Life

Casal Fundador do método Jivamukti Yoga. Se conheceram em 1983 e viajaram para Índia em 1986 onde conheceriam o primeiro Guru deles, Swami Nirmalananda. Foi um dos três Gurus que os guiaram no caminha da yoga apoiando a criatividade inovadora que lhes carateriza. Sharon Gannon estuda e ensina yoga desde 1960. O método Jivamukti tem 5 principais preceptos: shastra (escritura), bhakti (devoção), ahimsa (não violência), nada(música) e dhyana (meditação).

Compaixão e não violência é o que o aluno desta disciplina deve promover através de um estilo de vida vegano e orgânico para expandir o bem estar de todos os seres. Este estilo é a escolha de muitas celebridades como : Sting, Christie Turlington e Gwenyth Paltrow.

 

#2 – Donna Farhi

 

Uma das praticantes mais reconhecidas no mundo, praticante há 35 anos, é a autora de muitos textos clássicos da yoga: The Breathing book (O livro da respiração), Yoga Mind (Mente em Yoga),  Body & Spirit (Corpo e espírito). Donna Farhi dá workshops e cursos de formação em yoga ao redor do mundo. Ela é respeitada e reverenciada pela capacidade de guiar alunos de diversos níveis à experiência gratificante da prática pessoal.

 

#3 – Tirumala Krishnamacharya

 

(1888 – 1989) Foi professor de yoga na Índia e terapeuta ayurvédico, é conhecido como “O pai da Yoga moderna“. Ele possui graus em seis Filosofias Indianas (Dharshanas). Viajou pela Índia promovendo os benefícios espirituais, físicos e psíquicos da yoga e durante as palestras gostava de mostrar como através da respiração, conseguia parar os batimentos cardíacos.

Krishnamacharya reviveu o Hatha Yoga Clássico, e foi a partir dai que surgiu a maior parte dos estilos que conhecemos hoje. Alunos dele: B.K.S Iyengar, K. Pattabhi Jois, Indra Devi, e A.G Mohan.

 

#4 – Pattabhi Jois

 

(1915- 2009) Aluno de Krishnamacharya desde os 12 anos de idade, refinou durante anos a prática dos asanas (posturas) e eventualmente conseguiu uma vaga para ensinar no Sanskrit College (Escola de Sânscrito). Continuou ensinando e estudando o estilo de Ashtanga Yoga e passou três décadas ensinando este estilo. Estabeleceu o Instituto de Ashtanga Yoga em Mysore, Índia.

A vida dele foi comprometida em manter a integridade dos ensinamentos tradicionais antigos. Ensinou até 2009, mesmo ano em que morreu. http://www.kpjashtanga.com/

 

#5 – Ganga White

 

Aluno de Pattabhi Jois e B.K.S Iyengar, fundou o White Lotus Foundation em Santa Bárbara, Califórnia em 1967, um dos pioneiros da yoga na América. Com experiência de mais de 40 anos em Hatha–Vinyasa Yoga, também criou um novo sistema, chamado de “Double Yoga” (Yoga a dois).

 

#6 – Sri Dharma Mittra

 

Aluno de Sri Swami Kailashananda, nasceu em 1939 num pequeno vilarejo no Brasil, passou anos praticando e ganhando prêmios em fisiculturismo e Jiu Jitzu.

Em 1960 foi para os Estados Unidos, onde conheceu seu Guru e começou a praticar intensamente “Os oito preceitos da Yoga“. Permaneceu nove anos em prática de tempo completo de Karma Yoga e por muitos anos foi o único professor de Yoga nos Estados Unidos que ensinava posturas avançadas.

Criou o cartaz “Master Yoga Chart of 908 Posturas” (Cartaz master das 908 posturas). Dirige o Centro Dharma Yoga Center em Nova Iorque.

 

#7 – B.K.S. Iyengar

 

(1918 – 2014) Tem recebido o apelido do “Michelangelo do Yoga” ou o “Rei dos Yoguis“. Foi nomeado pela revista Times, como um dos 100 homens mais influentes no mundo.

O fundador de Iyengar Yoga escreveu um manual chamado “Light on Yoga“ (Luz na Yoga), que já foi chamado também de “bíblia do yoga”. A invenção revolucionaria é baseada em acessórios para complementar a prática de asanas eficientemente e com o máximo e mais perfeito alinhamento.

Foi reconhecido por usar yoga para tratar uma variedade de condições médicas e seus ensinamentos são baseados em pesquisas. Ele sofreu de graves doenças durante a infância, antes de estudar com Krishnamacharya. Mesmo aos 90 anos de vida, explora as práticas de concentração, meditação e ainda maior consciência através de asanas e pranayamas.

Ele trouxe a verdadeira natureza espiritual da yoga para muitas pessoas, trazendo os benefícios exclusivos deste sistema para a comunidade mundial.É conhecido com o estilo Iyengar Yoga.

Iyengar faleceu recentemente e deixou seu lindo trabalho para humanidade.

 

#8 – Swami Sivananda

 

(1887-1963) Embora nunca tenha visitado os Estados Unidos, teve um profundo impacto sobre a yoga no Ocidente. Swami Sivananda iniciou sua carreira como médico.

Ele estudou muitas religiões do mundo e cultivou uma prática diária, combinando asanas (posturas) e oração. Ele viveu como um monge errante, mas escreveu (à mão) mais de 200 livros ligados ao yoga e filosofia, que promoveu os ensinamentos de amor, purificação, o poder do serviço, e meditação.

Swami Sivananda, eventualmente, estabeleceu a Divine Life Society um ashram de caridade que cresceu com filiais no mundo todo. Ele enviou o seu maior devoto e discípulo (Swami Vishnu-Devananda) para o Ocidente em 1957. A primeira escola Internacional Sivananda Yoga Vedanta Centre foi então estabelecida.

 

#09 – Yogi Bhajan

 

Um líder espiritual que se tornou um mestre de Yoga Kundalini aos 16 anos. Em seus primeiros anos, ele estudou religião comparativa e Filosofia Védica, recebeu seu mestrado em Economia, e um Ph.D. em psicologia de comunicação.

Ele estendeu a mão para os jovens que experimentavam drogas na década de 60, oferecendo-lhes uma abordagem mais holística para atingir um estado alterado de consciência. A euforia interior alcançada naturalmente de Kundalini Yoga foi o catalisador para a criação de 3HO,  Healthy, Happy, Holy Organization (A organização de 3 H: organização divina, saudável e feliz).

Os centros de ensino 3HO iniciou uma polarização nos Estados Unidos e em todo o mundo. Estes centros, bem como, a prática de Kundalini Yoga tem se mostrado benéficos e ganharam a atenção em todo o Ocidente como um estilo de vida saudável através de yoga e meditação.

Yogi Bhajan é considerado um líder religioso da paz que se encontrou com o Papa João Paulo II e trabalhou com Sua Santidade o Dalai Lama para discutir e promover a paz mundial através de muitas religiões. Ele também é autor de vários livros.

 

Sem os ensinamentos desses estudiosos icônicos e profissionais, yoga não seria tão difundida como é hoje no ocidente. Estas práticas continuam a nos levar a uma consciência mais profunda da conexão entre mente, corpo e espírito. E esses professores nos inspiraram a continuar a nossa expansão como seres espirituais e físicos.

Publicado Originalmente por: Yogui.com> http://yogui.co/os-10-mais-influentes-mestres-de-yoga/

 

#10 Professor Hermógenes

 

Um dos precursores do yoga no Brasil, desenvolveu diversos métodos de terapia holística, escritor de vasta obra, mestre de uma visão espiritual ampla, amorosa e sincretista.

É doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrônica e Psiquiatria (Milão, 1977).

Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, o Professor Hermógenes recebeu a Medalha Tiradente em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho levaram para os brasileiros.

É fundador da Academia Hermógenes de Yoga

Publicado Originalmente por: Instituto Hermógenes> http://www.hermogenesyoga.com.br/

 

 

AULAS DE YOGA NO INSTITUTO ESFERA

Hatha Yoga: Quarta, das 07h15 às 08h15 (c/ Carola Coelho)

Yoga Tradicional: Quarta, das 18h às 19h (c/ Públio Valle)

Yoga Tradicional: Sexta, das 17h às 18h (c/ Públio Valle)

 

CONTATO: Ane (16)98121-2145

 

INFORMAÇÕES: www.institutoesfera.org/

 

 

 

 

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656