ATIVIDADE CEREBRAL E MEDITAÇÃO CONSCIENTE




Tema: Procedência espacial de atividades eletrofisiológicas (neurofeedback) liga experiências subjetivas com atividade cerebral durante a meditação consciente sem esforço.


Resumo:


Os estudos de meditação têm comprovado benefícios para a saúde mental, porém a dificuldade no aprendizado tem sido um dos obstáculos e com isso, o uso do neurofeedback poderia auxiliar no monitoramento em tempo real durante a prática.


Para isso foi realizado uma análise no córtex cingulado posterior (CCP; rede de modo padrão) com as experiências subjetivas de uma prática meditativa sem esforço controlando o gráfico do neurofeedback. Sujeitos novatos (16) e experientes (17) foram selecionados para realizar a tarefa de neurofeedback associando as experiências subjetivas da prática com os gráficos que demonstravam a atividade no CCP.


Realizaram 6 etapas duplo-cegas para validar o modelo de monitoramento, através da correlação entre o relato e as atividades no PCC (gráfico acima e abaixo da linha de base estava relacionado ao aumento e diminuição de atividade cortical).


CONCLUSÃO:


Os achados mostram a viabilidade na relação entre atividades específicas cerebrais com experiências subjetivas na meditação sem esforço e sugere potencial utilização como neurofeedback para o uso no treinamento da prática.



Autores: Van Lutterveld R, Doulihan SD, Brewer JA et al

Link: http://dx.doi.org/10.1016/j.neuroimage.2016.02.047

Repost: http://www.mindfulnessbrasil.com









deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656