Please reload

MINDFULNESS E TERAPIA COGNITIVA

 

 

TEMA: Ensaio Clínico Randomizado comparando grupo de Mindfulness com Terapia Cognitiva individual em pacientes com depressão, ansiedade e stress.

Título do artigo original em inglês: Mindfulness group therapy in primary care patients with depression, anxiety and stress and adjustment disorders: randomised controlled trial

 

Autores: Sundquist et al (2015)
Link: http://bjp.rcpsych.org/content/206/2/128

Repost: http://www.mindfulnessbrasil.com

 

Resumo:

 

Transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade e stress tem um alto custo na saúde pública e seus tratamentos são baseados em medicamentos. Práticas terapêuticas vêm sendo implantadas e com resultados satisfatórios. A terapia cognitivo comportamental é uma dessas práticas que ganhou grande peso no meio científico devido ao grande número de estudos clínicos randomizados e com resultados muito inspiradores. Apesar disso, ela também tem um alto custo, visto suas condutas serem individualizadas. Como isso, práticas cognitivas em grupo como as baseadas em Mindfulness parecem ser a solução. O objetivo desse estudo foi comparar esse dois modelos terapêuticos. 30 instrutores foram formados em 6 dias para liderarem seus grupos. Sendo assim, 215 pacientes da atenção primária foram aleatoriamente divididos em seus respectivos grupos (110 MBCT e 105 controle) e responderam os questionários e escalas relacionados. O resultado foi que não houve diferenças entre os grupos e ambos apresentaram melhoras satisfatórias. Um dos assuntos discutidos foi a diversidade metodológica entre os grupos de mindfulness, o que torna critérios mais rigorosos necessários assim como, um maior número de ensaios clínicos randomizados.

 

CONCLUSÃO: Os grupos de mindfulness foram formados por não instrutores (médico e assistente social) que realizaram sua formação em 6 dias, estando aptos a conduzirem seus grupos de mindfulness. Os autores concluem que as terapias de grupo baseado em mindfulness não teve diferença com o tratamento convencional para os pacientes com depressão, ansiedade e stress. Isso mostra uma eficácia no tratamento e com isso, reforça aos terapeutas cognitivos a formação como instrutores o que iria diminuir satisfatoriamente os custos.

 

Tradução: Guaraci Ken Tanaka
Responsáveis (Artigo da Semana): Geissy Araújo, Guaraci Ken Tanaka, Érika Leonardo de Souza, Marcelo Demarzo - Mente aberta - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde 

 

Repost: http://www.mindfulnessbrasil.com

 

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656