INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656

Please reload

MINDFULNESS E PACIENTES COM CÂNCER

 

 

Tema: Eficácia de práticas baseadas em mindfulness em reduzir ansiedade e depressão em pacientes com câncer

 

Título do artigo original: Effectiveness of Mindfulness-based therapy for reducing anxiety and depression in patients with cancer

 

Autores: Zhang et al., 2015
Link para o original em ingles: http://journals.lww.com/md-

journal/pages/articleviewer.aspx?year=2015&issue=11110&article=00001&type=abstract

 

Resumo:

 

Ansiedade e depressão são quadros comuns entre os pacientes diagnosticados com câncer. A partir de uma busca e refinamento dos dados, foram levados em consideração 7 estudos controlados e randomizados que relacionavam atividades baseadas em mindfulness com ansiedade e depressão em pacientes com câncer. Em maior parte figuram intervenções para redução do estresse destinadas a pacientes com câncer de mama. Ao todo, 469 participantes participaram de algum programa de mindfulness enquanto 419 foram considerados controles no formato de lista de espera.

Resultados e conclusões: O trabalho demonstra que terapias baseadas em mindfulness são efetivas na redução de sintomas de ansiedade e depressão e isso é diferente (mais ou menos eficaz) de acordo com o tipo de programa utilizado. Além disso, o efeito do tratamento parece não ultrapassar mais de 12 semanas após o início da intervenção. Em geral, os programas de mindfulness utilizados nos estudos variavam de 7 a 8 semanas de duração e apenas avaliam sintomas de ansiedade e depressão imediatamente antes e depois da intervenção.

 

Comentários:

 

A metanálise encontrou resultados semelhantes a outras realizadas a respeito do mesmo tema. No entanto, no que se refere a ao tempo do efeito das terapias baseadas em mindfulness, apenas dois estudos avaliados apresentavam dados de acompanhamento do paciente, meses após a intervenção. Isso dificultou a conclusão acerca da eficácia das práticas, sugerindo a necessidade de estudos controlados e randomizados com o um acompanhamento alguns meses após o fim do programa.

 

Tradução: Geissy Araújo
Responsáveis (Artigo da Semana): Geissy Araújo, Guaraci Ken Tanaka, Érika Leonardo de Souza, Marcelo Demarzo - Mente aberta - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde 

 

Repost: http://www.mindfulnessbrasil.com

 

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo