O QUE É?




É um estado de presença atenta, aberta e curiosa.


Uma capacidade inata do ser humano, que pode ser expandida.


O treinamento em mindfulness consiste em continuamente trazer a atenção ao momento presente, intencionalmente, com curiosidade e aceitação: reconhecendo a realidade como ela é, sem reagir prontamente aos fenômenos internos ou externos.


Baseia-se em três principais pilares: intenção, por ser um ato de vontade; atenção, que constitui o coração da prática; e atitude, com base na compaixão por si e pelos outros. Utiliza técnicas de meditação e técnicas informais, para serem aplicadas em situações do cotidiano.


Oriundo da tradição budista, o treinamento moderno em mindfulness foi sistematizado em 1979 pelo microbiólogo norte-americano Jon Kabat-Zinn em um programa secular, não religioso, chamado Mindfulness-Based Stress Reduction (Redução do Estresse com Base em Mindfulness, ou MBSR), no Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts (EUA), com uma apresentação totalmente adequada ao dia a dia ocidental.


Desde então, centros de pesquisa em todo o mundo vêm encontrando evidências de que a prática de mindfulness traz resultados em áreas como concentração, saúde, criatividade, inteligência emocional e performance no trabalho.


Hoje, diversos setores sociais em dezenas de países adotaram o treinamento em mindfulness para melhorar a qualidade de vida e o desempenho. Pratica-se em escolas e universidades, empresas e organizações, entre policiais e militares, nas prisões, nos esportes de alto rendimento, no atendimento à saúde e em diversos grupos e ambientes.


E não apenas o MBSR – há diversos programas diferentes para finalidades e públicos específicos, além de cursos fundamentais abertos ao público em geral.



deixe seu comentário abaixo