Please reload

MEDITAÇÃO E EGO

01/11/2016

 

 

 

 

 

 

"Quando você está em um grupo e existe um desconforto, isso é devido a barreiras, ao ego. Tome uma respiração profunda e observe o desconforto; ele irá desaparecer". - Sri Sri Ravi Shankar.

O que é o ego?

O ego diz, "Eu sou importante, eu sou alguém, eu sou notável" ou  "Eu não sou tão importante, eu não sou tão evoluído, eu sou um tolo" – Isto é ego!

Ego simplesmente significa falta de respeito pelo Ser. O ego, geralmente, deixa você perturbado e é causa de peso e de desconforto. Ele não deixa o amor fluir. Ego é, simplesmente, não ser natural. Ego é quando você se afasta do seu centro.

Ego e auto-estima

Geralmente as pessoas confundem ego com auto-estima.

O ego precisa do outro para uma comparação; a auto-estima é a confiança em si mesmo. Por exemplo, um senhor afirma que é ótimo em matemática ou em geografia; isto é auto-estima. Mas quando diz que sabe mais do que o outro, isto é Ego. 

O ego é um obstáculo para um líder, um sábio, um negociante ou um empregado, mas é uma necessidade para um guerreiro, um competidor. Um guerreiro é aquele que assume desafios e compromissos e os honra.

Três tipos de Ego:

  • Ego Sátvico – mantém-se expandindo e não prejudica as outras pessoas; torna-se uma fonte de criatividade. Se você não é capaz de se entregar, pelo menos tenha um ego Sátvico, já que um ego Sátvico está sempre disposto a renunciar.

  • Ego Rajásico – apenas compele você a se exibir para os outros; concede alegria em curto prazo e infelicidade em longo prazo.

  • Ego Tamásico – é destrutivo para si mesmo e para os outros.

Mova-se do Ego Tamásico para o Ego Sátvico, do Ego Rajásico para o Ego Sátvico, e do Ego Sátvico – em meditação profunda – você alcança o Nirvana, o estado sem ego.

O ego se dissolve na meditação

Transcenda o ego com a pergunta, 'Quem sou eu?'

Quando examinamos o nosso ego, ele se dissolve. Estar sem o ego é estar livre, é ser natural e sentir-se em casa em qualquer lugar, o tempo todo, com todos os grupos. A meditação traz um descanso profundo e a consciência de quem você é. Neste caso, não há nenhum espaço para o ego.

Se você ainda não consegue se livrar do seu ego, então tenha orgulho de possuir o Divino. Isso leva a uma substituição.

A carapaça que é o ego está encobrindo a nossa essência, que é o amor, da mesma forma que a semente é revestida por uma casca. Para retirar a cobertura do ego podemos fazer práticas como yoga, meditação, práticas de respiração e Sudarshan Kriya.

 

Fonte: ARTE DE VIVER

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656