Please reload

MEDITAÇÃO TAOÍSTA

01/11/2016

 

O Caminho espiritual taoísta tem como objetivo despertar gradualmente o sagrado que existe no homem e uní-lo com o sagrado do Céu. Assim, ambos passam a se sintonizar e caminhar de forma simultânea. Isto se dá através de práticas que buscam a contínua expansão da consciência. Com isso, o taoísta penetra em dimensões espirituais cada vez mais sutis e se aproxima do nível mais expandido da sua consciência: a iluminação. Para chegar e esse nível, um taoísta dispõe de três grupos de ferramentas: os métodos da meditação taoísta, as práticas ritualísticas e as artes taoístas.

Como instrumento de realização espiritual e como ferramenta para alcançar a iluminação, o método de meditação adotado pela Sociedade Taoísta é o Xin Zhai Fa – Método de Purificação do Coração – que se apóia na quietude e no silêncio. Para praticá-lo, é necessário sentar-se em quietude, buscar o silêncio interior e unir a mente a respiração. É preciso cessar todos os movimentos e ruídos produzidos pelo corpo físico até o praticante ficar completamente envolvido, internamente, pelo estado de paz interior, onde não existem movimentos ou ruídos. Mas para encontrar o silêncio, é preciso antes iniciar um processo de relaxamento do corpo e da mente e um esquecimento sistemático dos ruídos externos, dos ruídos do corpo, das palavras, dos diálogos interiores e, por fim, do ego.

O trabalho disciplinado, a meditação diária, levará a constante expansão da consciência até o alcance da plena realização espiritual. Sentar-se no silêncio e buscar a quietude interior até esquecer-se de todas as existências é como levar o corpo e a mente a experimentarem um período de profundo descanso, que tem como efeito a reposição da energia, a iluminação da mente e o fortalecimento do corpo físico.

O efeito imediato de uma sessão de meditação bem feita é o descanso mental. No final de um dia exaustivo, ou depois de uma fase de grandes dificuldades, é comum recobrar energia através do descanso, recolhimento provisório e sono. Quem assim procede ressurge revigorado. É com esta analogia que os mestres taoístas explicam os benefícios proporcionados pela meditação.

Contudo, para o Taoísmo, os benefícios terapêuticos não são os únicos objetivos desta prática. Além da recuperação física, energética e mental, a meditação se constitui em uma ferramenta fundamental do Caminho espiritual taoísta, sendo assim encarada por seus seguidores. Sua prática não só livra uma pessoa do cansaço crônico e ansiedade, melhora a saúde física (especialmente a respiração), energética e mental, como também leva à iluminação. A meditação taoísta é essencialmente um recurso espiritual e seus efeitos terapêuticos são acessórios, benefícios secundários. Sentar na quietude é utilizar a ferramenta que poderá levar o praticante ao encontro do Tao, o Absoluto.

 

Meditação na Sociedade Taoísta

“Não há clandestinos no caminho espiritual.” 
Mestre Maa Ho Yang

Muito se ouve atualmente sobre os inúmeros benefícios que a meditação pode propiciar aos seus praticantes. Além de ser incentivada pelas antigas tradições orientais, passou a ser pesquisada cientificamente e indicada por médicos e terapeutas para o cultivo da boa saúde física, mental e emocional.

Dentro do Taoísmo, esta também é uma das técnicas mais reverenciadas pelos antigos mestres, sendo considerada um veículo sublime no caminho de transformação espiritual. E o melhor disto tudo é que qualquer pessoa pode desfrutar dos benefícios que a meditação propicia. Só é preciso praticar!

Os melhores e mais profundos resultados da meditação acontecem quando ela é praticada regularmente, ainda que por um tempo mais curto. Meditar vinte minutos todos os dias é melhor do que meditar durante duas horas somente uma vez por semana. Claro que os resultados de se meditar vinte minutos não são os mesmos de se meditar por uma hora ininterrupta. Meditação de vinte minutos propicia resultado de vinte minutos. Meditação de uma hora traz benefício de uma hora. Ainda assim, o que mais propicia consistência nos resultados é a regularidade da prática.

Com o intuito de propiciar aos interessados e praticantes oportunidades de aprendizado e desenvolvimento no caminho da meditação, a Sociedade Taoísta oferece aulas, cursos e treinamentos de meditação.

 

Aulas regulares

Antes de participar de qualquer um dos cursos ou treinamentos oferecidos na STB, convém freqüentar as práticas de meditação Xin Zhai Fa (Método de Purificação do Coração), oferecidas abertamente pela STB. Assim é possível tomar contato com a principal técnica de meditação utilizada dentro da STB, recebendo as instruções básicas e familiarizando-se com a dinâmica da técnica proposta. Os freqüentadores também são incentivados a assimilarem a técnica e praticarem-na diariamente, de acordo com as suas possibilidades.

Aulas e freqüência são livres e abertas nesta atividade, que engloba também aulas de filosofia taoísta, a partir dos ensinamentos do Tao Te Ching – Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Zi. Aqui os interessados podem experimentar e aprender um pouco mais sobre a meditação e o Taoísmo, na mesma atividade.

Meditação aberta ao público:

Em São Paulo:

  • Semanal: segundas-feiras às 20h.

  • Mensal: sábados, às 16h30 (consulte a próxima data em nossa Agenda SP)

No Rio de Janeiro:

  • Semanal: terças-feiras, 19h30

Para participar, faça a sua oferenda espontânea, como preferir:

  • envelope vermelho (contribuições em dinheiro para o Templo),

  • alimentos não perecíveis, roupas ou brinquedos (destinado a entidades assistenciais)

  • flores e/ou frutas (para os altares da Sociedade Taoísta),

  • insumos e produtos (material de escritório, copa, limpeza, etc), ou

  • o que o seu coração pedir!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

 

FONTE: SOCIEDADE TAOISTA DO BRASIL

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656