Please reload

YOGA É UNIÃO!

 

Ao ouvir a palavra “yoga”, muitas pessoas imediatamente pensam apenas em meditação, alongamento ou posturas físicas. Infelizmente, devido à “pré-conceitos”, muitos perdem a oportunidade de conhecer um pouco mais, de fazer uma aula experimental, e de se beneficiar de tantas experiências maravilhosas que a pratica de yoga pode nos proporcionar.

 

Um dia desses me deparei com a seguinte pergunta: “O que yoga significa para você?”. Apesar de ter muito claro para mim o que yoga significa em minha vida, olhei ao redor e me dei conta do quanto as pessoas tem percepções e ideias equivocadas sobre o que é yoga.  

 

A palavra “yoga” traduzida do sânscrito significa “união”.

 

Para mim, yoga significa a conexão existente entre todas as coisas. A união entre meu corpo, minha alma, minha mente, todas as outras almas e mentes, a natureza e todos os seres. Yoga para mim é uma oportunidade de desenvolver qualidades em minha vida, como equilíbrio, luminosidade, clareza e discernimento para identificar e evitar padrões mentais ou de comportamentos que me levem à estagnação ou à repetição de dinâmicas disfuncionais.

 

Yoga é autoconhecimento, não dos gostos e aversões do ego e das características da personalidade que nos distinguem uns dos outros como seres humanos, mas conhecimento do que é real, do Eu verdadeiro, da alma, da essência que é a mesma em todos nós, que nos iguala e une, que nos torna um único organismo vivo, uno: UNIverso. Onde a transformação de um único elemento afeta o todo.

 

Yoga para mim é o que permite o despertar da consciência pura, o que nos oferece a chance de compreendermos e superarmos o sofrimento, provindo das artimanhas do ego. Yoga para mim é o que pode salvar o mundo, salvar a humanidade do sofrimento e nos trazer de volta à nossa essência.

 

Antes de sermos pessoas, somos almas. Contudo, na maioria das vezes nos relacionamos com os outros primeiro como pessoas, o que abre espaço para inúmeros mal-entendidos, ressentimentos, culpa, raiva, mágoas, etc.

 

Se compreendermos que somos almas e passarmos a olhar os outros como almas assim como nós, automaticamente teremos aceitação e compaixão tomando o lugar do julgamento e acusação que deterioram tantas relações humanas.

 

Yoga para mim significa o início, o meio e o fim do processo de autoconhecimento e união com a Inteligência Cósmica.

 

E finalmente, para além de tudo isso, Yoga também significa saúde física e mental devido às práticas de asanas e meditação. Mas não percamos o significado maior, não fiquemos no “raso”, na superfície. Espero que possamos mergulhar em águas mais profundas e nos permitir reconhecer nossa ignorância para então expandir a nossa consciência. E a prática regular de Yoga sem dúvida nos auxilia neste processo.

 

Contudo, praticar yoga não necessariamente significa praticar asanas (posturas físicas). Muitas pessoas praticam yoga sem fazer posturas de yoga. A prática está em assumirmos uma atitude mais sensível perante o mundo, perante o outro com o qual nos relacionamos, e perante nós mesmos. Está em sair do piloto automático e refletir antes de dizer ou fazer qualquer coisa impulsivamente. Em estar presente e absorvido em qualquer atividade que estiver executando.  

 

Para muitos, as práticas de asanas promovem uma clareza mental que facilita a manutenção desse estado de presença ao longo do dia. Para outros existem outras atividades que cumprem o mesmo papel, como uma arte marcial, pintura, dança, etc.

 

A atividade com a qual você se identifica não importa. O importante é deixarmos de lado os preconceitos e o egoísmo, e compreendermos que sempre temos muito para melhorar, que sempre, dia a dia, podemos evoluir mais, e que ajudar o próximo é indubitavelmente a melhor maneira de ajudarmos a nós mesmos, já que somos todos UM.

 

Yoga = união.

 

Namaste!

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656