Please reload

BRINCANÇA DE DANÇADEIRA

crédito da imagem mariana rosa fotografia por mariana gimenez

 

Brincança de Dançadeira é o nome que demos ao curso que trata das relações da dança com a brincadeira, da criança com o aprender aprender no trato desta criança com o adulto e, do adulto com esta criança numa conexão de respeito mútuo. A composição desta temática como bem se mostra, se desvela, se revela nas palavras dançar, brincar, criança, as quais se encontram em relação com ligação, conexão, vínculo, elo. Em correspondência de uma ou mais considerações que resultam da comparação de no mínimo dois objetos, conceitos, temas em ação de relato, de informar, de descrever.

 

crédito da imagem mariana rosa fotografia por mariana gimenez

 

Neste caso da Brincança de Dançadeira o corpo da criança e o corpo do adulto que encontram-se neste lugar de conexão/vínculo se ligam na correspondência dos corpos que brincam ao dançar e dançam ao brincar. A Brincança de Dançadeira encontra-se dentro das Artes do Dançar com vida a vida.

Encontramos no significado do dançar aqui expresso, o corpo da criança em estado de comunicação. Portanto, um corpo que comunica algo ao se movimentar, ao bailar, ao saltitar, ao oscilar, ao agitar-se no modo de caminhar, de correr, de parar, de labutar ao expressar  a alegria, a tristeza, a impaciência, a paciência no choro, no riso, no olhar, nos pés, nas mãos. Ele, o corpo todo, se comunica ao fluir, ao vadiar, ao desfrutar o jogo no gozo da diversão.

Um modo de descobrir? de explorar o saber? com certeza um modo de comunicação do corpo em suas relações com o brincar perceptivo, dedutivo e interpretativo.

Podemos dizer aqui que a criança encontrou um modo de traduzir em seu corpo criativo a compreensão da ação.

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656