SANKALPA: ESTABELECENDO BONS PROPÓSITOS


​Sam (união) e kalpa (possibilidade) sintetizam “o propósito”


A prática diária do Yoga vai muito além de sentar em um mat (tapete) e realizar asanas (posturas) para fortalecer corpo e mente.


Uma das técnicas usadas chama-se Sankalpa, ou “o propósito”. O termo tem sua raiz nas palavras sam (união) e kalpa (possibilidade). Trata-se de uma ferramenta básica para levar a um processo de autocura psicofísica.


Quando conscientemente aplicada, a técnica é direcionada para uma possibilidade interna específica, um desejo que existe como objetivo e, apresentado como tal e repetido com frequência, realiza-se no plano físico.


O significado da Sankalpa é o de uma afirmação interior que tem sua origem no coração, ou seja, colocamos nossa melhor intenção em algo que queremos para nós mesmos. Sankalpa diz respeito incondicionalmente à própria pessoa e consiste de uma resolução, uma afirmação.


Uma frase curta, clara e evocativa, quando repetida, potencializa nosso desejo interno. O pensamento funde-se com o subconsciente, fortalecendo e despertando nossas forças sutis.


Alguma regras para praticar o Sankalpa: – Imaginar uma frase curta e objetiva, porém de grande significado – Repetir sempre as mesmas palavras (repetir ao menos 3 vezes no início e no final da prática) – Conjugar sempre no presente, pois a mente só entende o presente Em uma aula de Yoga, o Sankalpa é aplicado em posturas de fácil permanência, para que possamos ficar mais tempo e mentalizar “o propósito” por alguns minutos. É interessante procurar realizar o mesmo propósito durante uma semana ou duas, podendo trocá-lo por outro depois. No relaxamento final retorna a ideia do propósito, para depois abandoná-la e em seguida relaxar. Com isso, tem-se a ideia de que ele (o propósito) é como uma semente plantada em um terreno fértil, a qual ira germinar, crescer e se tornar uma planta forte e firme.


A repetição mental acalma o sistema nervoso. O Sankalpa também é usado para transformar pensamentos negativos em positivos.


Mas, como em tudo na vida, precisamos acreditar e colocar nosso potencial a serviço de nosso próprio benefício. Namaste


Texto originalmente publicado em http://www.ppow.com.br/portal/2011/03/22/a-pratica-diaria-do-sankalpa/

#sankalpa #yoga #asana #prática #meditação #concentração #mente #intenção #propósito #presente #afirmação #bemestar

deixe seu comentário abaixo