INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656

Please reload

Contato Improvisação: momentos de prática

​​​

 

O contato improvisação é uma técnica de movimento criada na década de 1970 por um grupo de coreógrafos e bailarinos norte-americanos, ligados à dança moderna, linguagem ainda emergente na época.

A técnica consiste num trabalho em dupla, ou em grupo, em que o peso e contrapeso são os elementos chaves para o movimento acontecer, de forma improvisada, mas consciente, na relação entre corpos. O contato improvisação trabalha a queda e a sustentação física, de forma consciente, trazendo para o corpo um conhecimento próprio sobre seus limites. Além disso trabalha a relação com o outro, uma vez que funciona como um jogo silencioso (físico) de pergunta e resposta. Para o contato improvisação acontecer, é necessário que os participantes estejam concentrados no que está acontecendo no ambiente e dentro de seu corpo. A prática constante do CI, além de ser potencialmente uma ferramenta de autoconhecimento, é ainda pedagógica em relação ao corpo, suas alavancas, pontos de apoio, flexibilidade. Num contexto artístico, o CI pode gerar desenhos de movimento muito interessantes para um público espectador e trabalha principalmente com o estado de presença, algo tão buscado nas linguagens de danças contemporâneas. Além disso, é uma prática pioneira na quebra de paradigmas de gênero, já que tanto o homem quanto a mulher podem liderar o movimento.

Por não pressupor nenhuma técnica antecedente, o CI pode ser praticado por qualquer pessoa que deseje entrar em contato com o movimento, com seu corpo, ou com a relação entre corpos em movimento, como uma finalidade em si. Por conta dessa perspectiva não acadêmica, julga-se ainda ser pouco reconhecido pelos profissionais de dança. No entanto, muitos artistas nacionais e internacionais de renome, utilizam a técnica como base de pesquisa coreográfica, metodologia de aula, aquecimento, etc

 

Fonte:

NEDER, Fernando. Contato Improvisação: origens, influências e evolução - Gens, fluências e tons. Trabalho desenvolvido para a disciplina "Evolução da Dança", UNIRIO-CLA, 2005: Rio de Janeiro.

http://wikidanca.net/wiki/index.php/Contato_Improvisa%C3%A7%C3%A3o

https://www.youtube.com/watch?v=0mZgO3KCslg&list=FLZFh3QVTlQ_33HD5TR2LkNA

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo