Please reload

ALCANCE NOVOS NÍVEIS DE FORÇA COM ESTA TÉCNICA!

 

Buscando novas formas de ampliar sua força?

 

 

 

Apresento um método simples e eficaz: a flexão do arqueiro! É uma progressão ideal pra você que já dominou e cansou da flexão de braços convencional. Se ainda não estiver confortável com este exercício sugiro que leia também nosso outro post  com dicas de como executar a forma correta da flexão de braços! Tenho certeza que muito em breve já poderá tentar essa nova variação!

 

http://www.institutoesfera.org/#!Flex%C3%A3o-de-Bra%C3%A7os-por-que-treinar/ca52/55c21c8d0cf265ef515f1aaa

 

A flexão do Arqueiro permite maior sobrecarga do peso corporal em um braço, já que um dos braços estará esticado, ainda auxiliando o movimento, porém de forma mais sutil. Quanto mais próximo do tronco estiver a mão do braço de apoio, maior será a carga compartilhada pelos braços, conforme progride esta mão é colocada cada vez mais longe. Assim, é possível um aumento gradual dos níveis de força, com o corpo posicionado e treinado corretamente, até este braço de apoio não seja mais necessário. Eventualmente, você poderá fazer com a flexão utilizando apenas um braço!

 

Fortalecimento

 

Este exercicio é incrível para estabilidade e força nos ombros. Ambos os braços estão trabalhando com as escápulas para criar uma conexão sólida com o torso e o restante do corpo.

 

Devido a deslocamento do centro de gravidade, a flexão do arqueiro cria uma sobrecarga rotacional que é necessário controlar. Os músculos abdominais oblíquos, reto, tranverso e os estabilizadores profundos da coluna estabilizam o corpo, impedindo-o de girar. Além disso, ao empurrar o chão com os dedos do pé ativamos os glúteos e músculos da coxa, conectando e adicionando mais rigidez ao corpo.

 

O cotovelo do braço que será fletido deve ser mantido firme e próximo ao corpo, para que tenhamos maior estabilidade durante o empurrar. Isto mantém o alinhamento das escápulas e utiliza os grandes músculos parte superior e tórax.

 

Desta forma, feito corretamente a flexão do arqueiro não só fortalece o a parte superior do corpo, mas a maioria dos grandes grupos musculares e o core.

 

Técnica e Postura

 

Comece na postura convencional de flexão de braços com uma das mãos diretamente alinhada com o ombro e estenda sua outra mão para o lado, de forma perpendicular ao corpo. A distância que esta mão estará do corpo depende do seu nível de força, quanto maior for, mais longe estará até o braço de apoio estiver completamente estendido.

 

O corpo deverá estar rígido e contraído, mas não tenso, com a coluna em posição neutra e alinhada com a cabeça. O corpo desce e sobe como uma unidade, sem rotação do tronco e quadril.

 

Variações

 

A forma mais fácil é alternar os lados que haverá flexão e extensão do cotovelo, como demonstrado no vídeo abaixo:

 

 

A forma completa e mais dificil é executar a flexão e extensão em apenas um lado, como demonstrado no vídeo abaixo:

 

 

É possível dificultar ainda mais colocando o a mão do braço estendido de apoio em uma superfície elevada!

 

Lembre-se que é recomendado que todo exercício seja acompanhado por um profissional da área devidamente registrado em seu Conselho Regional, a execução errada dos exercícios pode gerar ou piorar lesões.

 

Fique a vontade em deixar comentários, dúvidas ou sugestões!

 

Bons treinos! E até a próxima!

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656