Please reload

Pilates: uma nova maneira de respirar

O nosso dia-a-dia é sempre muito corrido, então são raros os momentosem que paramos para prestar atenção na nossa respiração. Ela se torna tão automática que acabamos perdendo a noção da sua real importância. Sendo que a respiração é extremamente importante para o nosso viver, pois ela faz com que nosso sangue circule melhor, nossos órgãos funcionem da maneira correta, dente outros. 

Joseph Pilates dizia que o nosso respirar deveria ser igual o torcer de uma toalha molhada, devemos espremer até a última gota, ou seja, inspirar e expirar profundamente.Na prática do método Pilates utilizamos a respiração com ênfase na caixa torácica, então durante a inspiração a caixa torácica se expande tridimensionalmente (para frente e para trás e para as laterais), enquanto que na expiração ocorre um afunilamento da nossa cintura. Com essa respiração conseguimos trabalhar melhor nosso centro de força, ativamos a musculatura profunda do abdômen e fortalecemos a coluna tirando a sobrecarga dela.

No vídeo abaixo a instrutora, presidente da Physio Pilates e pioneira do método no Brasil, Alice Becker dá dicas de exercícios básicos para treinar essa respiração. Confira:

 

 Executando os exercícios do Pilates com essa respiração conseguimos recrutar muito mais do nosso corpo, fazendo com que todos os princípios do método sejam trabalhados de maneira conjunta. Isso faz com que ocorra uma integração maior entre corpo,mente e espírito. Essa integração auxilia na conscientização corporal e faz com que os benefícios da prática de Pilates sejam levados para o dia-a-dia.

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656