Dores na coluna? Sabia como melhorá-las!

Se em algum momento você já teve dores na coluna saiba que isso pode ter sido por instabilidade! E aqui você terá algumas dicas de como melhorar isso!

Toda movimentação que fazemos em nosso cotidiano e a maioria dos exercícios executados nos treinos requer uma ativação da nossa coluna. Alguns músculos da estabilização da coluna são os multífidos, reto abdominal, oblíquos, transverso abdominal e assoalho pélvico. Entretanto, essa musculatura nem sempre é treinada, o que pode causar dor na coluna.

Mostrarei alguns exercícios que você pode fazer para fortalecer esses músculos.

  • Prancha - consiste em manter as mãos e pés no chão mantendo o corpo alinhado e suspenso, como se fosse uma posição preparatória para executar uma flexão de braço. É importante manter a atenção no alinhamento corporal para que o pescoço não fique relaxado e a cabeça desalinhada, assim como o quadril que deve permanecer alinhado com a contração dos glúteos e do abdômen.

  • Ponte - se inicia deitado com os joelhos flexionados e pés no solo próximos aos glúteos. Você deverá elevar o quadril, tirando contato dos seus glúteos com o solo, bem como suas costas. É importante manter a atenção na contração dos glúteos e das costas para manter seu tronco o mais longe possível do solo.

  • Prancha lateral - se inicia deitado no solo de lado com os pés juntos, um sobre o outro. Você apoiará a mão que está do lado do solo no próprio solo e elevará seu quadril, de maneira que ele fique se contato com o solo. Nesse exercício é importante que se mantenha o alinhamento corporal, desde a cabeça aos pés, para isso é necessário contrair pernas, glúteos, abdomen e ombros.

Cada exercício pode ser iniciado em isometrias, ou seja, manter as posturas sem movimentação. Você pode iniciar com 20 segundos e repetir isso 3 vezes em cada exercício. Conforme sinta facilidade o tempo pode ser aumentado, além disso você pode associar outros elementos como movimentos dos apoios (tirando um pé ou uma mão do solo). Lembre-se que é recomendado que isso seja acompanhado por um profissional da área devidamente registrado em seu Conselho Regional, a execução errada dos exercícios pode gerar ou piorar lesões em diferentes amplitudes.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão!

Amanhã voltaremos com mais informações e dicas!!!

Abraço a todos!

#core #coluna #treinofuncional #prancha #dorcoluna #estabilidade #superação

deixe seu comentário abaixo