Please reload

Conhecendo um pouco mais do método Pilates

 

 

O método Pilates foi criado por um alemão chamado Joseph Hubertus Pilates, nascido em 1881 na cidade de Mönchengladbach próximo a Düsseldorf. Joseph Pilates teve uma infância muito frágil, era raquítico e asmático, teve febre reumática, dentre outras complicações, mas ele não se deixou abalar por essas fragilidades. Seu pai foi um ginasta premiado e sua mãe naturopata, por essas e outras influências ele procurou estudar o movimento humano em toda sua amplitude, desde os fundamentos anatômicos e biomecânicos até os fisiológicos.

 

Essa busca pelo movimento humano fez Pilates conhecer práticas como yoga, artes marciais, boxe, ginástica acrobática e através dessas práticas ele criou seu próprio método que inicialmente foi chamado de “Contrologia”, que é a base do método. Ele desenvolveu cerca de 500 exercícios. Os primeiros exercícios foram criados no solo, onde a única resistência trabalhada é a da gravidade.

 

Na sua busca Joseph viajou para Inglaterra, no período da 1ª Grande Guerra, por ter nacionalidade alemã ele ficou exilado. Foi neste período de exílio que ele pôde colocar em prática seus ensinamentos e foi aprimorando ainda mais seu método com a criação de equipamentos. Foi trabalhando com reabilitação dos feridos de guerra que Joseph criou os primeiros equipamentos: adaptando as molas das camas do hospital. Ele verificou que com o trabalho da resistência das molas a reabilitação era mais rápida e eficiente, então ele foi aprimorando cada vez mais os equipamentos.

 

O embasamento do método é a Contrologia – fusão constante de seis princípios: concentração, centro, fluidez, respiração, precisão e controle. Trabalhando constantemente esses princípios temos um trabalho muito eficiente.

 

É a contrologia que torna o método diferente de qualquer outro tipo de ginástica, fazendo com que o corpo trabalhe em harmonia com a mente e o espírito!

 

 

Convido todos a conhecerem um pouco mais do método Pilates aqui no nosso blog, a cada semana uma informação nova!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


           


 

 

 

 

 

 

 

Please reload

deixe seu comentário abaixo

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300, Centro

Ribeirão Preto - SP | (16) 3625-0656